Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

CEFALÉIA DO TIPO TENSIONAL

Conceito
Dentre as cefaléias primárias, a cefaléia do tipo tensional, em sua forma episódica, é a mais freqüente.No passado, várias denominações se referiam a esse tipo de cefaléia: cefaléia de contração muscular, cefaléia de estresse, cefaléia psicogênica. Atualmente, a cefaléia do tipo tensional está bem definida na classificação da Sociedade Internacional de Cefaléia (SIC), com critérios claros de diagnóstico.
Epidemiologia
Possui elevada prevalência, mas por não ser tão intensa faz com que seus sofredores, mesmo na forma crônica, não procurem assistência médica. Há estudos epidemiológicos que evidenciam porcentagens de 38% a 74%.Considerando a prevalência na vida toda as porcentagens são de cerca de 69% em homens e 88% em mulheres. Considerando a prevalência em um ano, os dados são similares, 63% nos homens e 86% nas mulheres.
Formas clínicas
Considera-se atualmente cefaléia do tipo tensional episódica (CTTE) e cefaléia do tipo tensional crônica (CTTC). Algumas vezes, a CTTE evolui para a forma crônica, mas, outras vezes, o quadro é contínuo desde o seu início.
Diagnóstico e Quadro Clínico
O diagnóstico é clínico e geralmente não requer exames complementares. O exame neurológico é normal. A palpação dos músculos pericranianos deve ser feita rotineiramente.É fundamental obter história clínica detalhada das características da cefaléia, seu tipo, intensidade, localização, duração, periodicidade e etc.
Em geral, os pacientes descrevem a dor como uma sensação de aperto, pressão ou peso envolvendo a cabeça como uma faixa ou capacete. A localização é bilateral, sendo a região occipital predominante, mas também as regiões frontal e apical. De intensidade leve ou moderada não impedindo as atividades rotineiras diárias. Não raro essa dor melhora com atividade física ou relaxamento. Normalmente não há sintomas associados como náusea e osmofobia e vômito não acompanha essa dor.
Fonte:Sociedade Brasileira de Cefaléia

Nenhum comentário:

Postar um comentário