Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Fibromialgia

No século XIX, o termo "reumatismo" era utilizado, de uma forma geral, para os acometimentos dolorosao referentes às articulações ou ao sistema musculoesquelético. Alguns especialistas da época á descrevia a presença de "nódulos musculares" bastantes dolorosos, encontrados em indivíduos com síndromes álgica musculoesquelética crônica. Outros denominaram "fibrosites" um grupo de síndromes caracterizadas por dor localizada em uma determinada região muscular.

As síndromes álgicas crônicas, não associadas à sinovite, tendinite ou artrose comprovadas, eram consideradas por muitos reumatologiastas como "reumatismo psicogênico", principalmente quando os exames laboratoriais eram normais. Esses indivíduos eram tidos como portadores de histeria de conversão, e encaminhados à psicoterapia.

Somenta a partir da década de 70, percebeu-se que essas síndromes álgicas constituiam, na verdade, uma únia entidade nosológica cuja causa não encontrava explicação apenas nas alterações psicológicas... nascia o conceito de FIBROMIALGIA.

Fibromialgia é uma doença caracterizada por dor musculoesquelética crônica (superior a 3 meses), associada à presença de uma série de pontos dolorosos e´pecíficos no corpoe , geralmente, a sintomas gerais inespecíficos, tais como: distúrbios do sono, fadiga, cefáleia, parestesias, síndrome do cólon irritável e alteração do humor (depressão e/ou ansiedade).

Critérios para diagnóstico de fibromialgia (american College of Reumatology -ARA-1990)

Dor musculoesquelética generalizada por mais de 3 meses (generalizada = acomete as porções superior e inferior do corpo, bilateralmente) + presença de pelo menos 11 de 18 pontos dolorosos especificos (tender points)

A etiologia e a patogênese da fibromialgia ainda não são conhecidas. Estudiosos postulam a origem multifatorial. Alguns pacientes abrem o quadro após um fator precipitante, qe pode ser uma infecção viral, um trauma físico ou um estresse emocional forte.

Um estudo realizado com SPECT demonstrou hipofluxo sanguíneo no tálamo, tecto pontino e núcleo caudado, estruturas implicadas na modulação da dor.
Pode-se compreender a fibromialgia como distúrbios de nerotransmissores: sabe-se que a depleção de serotonina, faz aumentar, no sistema nervoso central, os níveis de substância P, um neurotransmissor importante para a sensibilidade dolorosa.

As principais manifestações clínicas são:

  • dor generalizada e fadiga, ambas crônicas (dor é referida geralmente em todo corpo, que pode ser leve até incapacitante. Constante ou intermitente.)
  • cefaléia ( do tipo enxaqueca ou do tipo cefaléia tensional, ou mista)
  • parestesias nas estremidades, eventualmente sintomas Raynaud-símiles
  • síndrome do colo irritável
  • disturbios do sono (insônia ou má qualidade do sono)
  • e disfunção cognitiva é uma queixa comum dos pacientes

O tratamento da fibromialgia atualmente se resume a duas medidas:

  • programar atividade física aeróbica diária
  • prescrição de medicamentos moduladores da dor (opióide/antidepressivo tricíclico/agonista alfa2-adrenérgicos)

O espectro clínico da fibromialgia é extremamente variável, desde um quadro leve e espontaneamente reversível, até um problema incapacitante, do ponto do ponto de vista laborativo.

Sabendo que a fibromialgia é um distúrbio de neurotransmissor, o tratamento fisioterapeutico é obrigatóriamente a orientação de mudança de estilo de vida do paciente, e cinésioterapia com exercicios aeróbios..... pois é sabido que a atividade física aeróbia aumenta a liberação de adrenalina, noraadrenalina, de serotonina... com isso diminuindo os efeitos da liberação da substância P (que é devido a baixa de serotonina, como visto anterior).

rafaelfontenelle@hotmail.com
Fisioterapia com fisioterapeuta

Um comentário: