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Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Olá meus amigos, este texto retirei do site AllPsych ONLINE -     Leitura simples e básica mas bem legal e informativa sobre desenvolvimento motor na infância. Abraços a todos espero que gostem.

Desenvolvimento Motor na infância

A maioria das crianças desenvolvem habilidades motoras, na mesma ordem, e de aproximadamente a mesma idade. Neste sentido, a maioria concorda que essas habilidades são geneticamente pré-programado em todos os recém-nascidos. O ambiente tem um papel no desenvolvimento, com um ambiente enriquecido frequentemente reduzindo o tempo de aprendizagem e outra pobre fazendo o oposto.

O gráfico a seguir delineia o desenvolvimento das crianças em ordem seqüencial. As idades apresentadas são médias e é normal para que estes variam de acordo com um mês ou dois em qualquer direção.

2 meses - capazes de levantar cabeça em sua própria

3 meses - pode rolar

4 meses - pode sentar-se encostado sem cair

6 meses - é capaz de sentar-se sem apoio

7 meses - começa a ficar enquanto segurando as coisas para apoio

9 meses - pode começar a andar, ainda usando o suporte

10 meses - é capaz de ficar momentaneamente sozinha sem apoio

11 meses - pode ficar sozinho com mais confiança

12 meses - começam a andar sozinho, sem apoio

14 meses - pode andar para trás, sem apoio

17 meses - pode andar-se etapas com pouco ou nenhum apoio

18 meses - capazes de manipular objetos com os pés durante a caminhada, como chutar uma bola



Desenvolvimento cognitivo em crianças

A teoria mais citados no desenvolvimento cognitivo em crianças é Jean Piaget (1896-1980). Tal como acontece com todas as teorias de palco, a teoria de Piaget do desenvolvimento cognitivo sustenta que as crianças passam por estágios específicos como o seu intelecto e capacidade de ver relações amadurece. Estas etapas são concluídas em uma ordem fixa com todas as crianças, mesmo aquelas em outros países. A faixa etária, no entanto, pode variar de criança para criança.

Estágio sensório-motor. Esta fase ocorre entre as idades de nascimento e dois anos de idade, como crianças começam a entender as informações que entram no seu sentido e sua capacidade de interagir com o mundo. Durante esta fase, a criança aprende a manipular objetos, embora eles não conseguem entender a permanência desses objetos, se eles não estão dentro de sua percepção sensorial atual. Em outras palavras, uma vez que um objeto é removido da vista da criança, ele ou ela não é capaz de entender que o objeto ainda existe.

A grande conquista durante esta fase é a de Permanência objeto, ou a capacidade de entender que esses objetos que, de facto, continuar a existir. Isto inclui sua capacidade de compreender que quando a mãe sai da sala, ela irá eventualmente retornar, resultando em uma maior sensação de segurança. Permanência objeto ocorre durante o final desta fase e representa a capacidade da criança de manter uma imagem mental do objeto (ou pessoa), sem a percepção real.

Fase pré-operacional. A segunda fase começa depois Permanência do objecto é atingido, ocorre entre as idades de 2-7 anos de idade. Durante esta fase, o desenvolvimento de linguagem ocorre a um ritmo rápido. As crianças aprendem como interagir com seu meio ambiente de uma forma mais complexa através do uso de palavras e imagens. Esta fase é marcada pelo egocentrismo, ou crença da criança, que todo mundo vê o mundo da mesma forma que ela faz. O não conseguem entender as diferenças de percepção e acreditar que objetos inanimados têm as mesmas percepções que eles fazem, como ver as coisas, de sentir, ouvir e seu sentido do tato.

Um segundo fator importante nesta fase é que de Conservação, que é a capacidade de compreender que a quantidade não muda em caso de mudança de forma. Em outras palavras, se um vidro de curta e larga da água é vertida num copo alto e fino. As crianças nesta fase irá perceber o mais alto de vidro como tendo mais água devido apenas por causa de sua altura. Isto é devido à incapacidade das crianças para entender a reversibilidade e se concentrar em apenas um aspecto de um estímulo (chamado de centração), tais como altura, em oposição à compreensão de outros aspectos, como a largura de vidro.

Estágio de Operações concreto. Ocorre entre as idades de 7 e 12 anos, o terceiro estágio de desenvolvimento cognitivo é marcado por uma diminuição gradual no pensamento central (único) e o aumento da capacidade de se concentrar em mais de um aspecto de um estímulo. Eles podem entender o conceito de agrupamento, sabendo que um cão pequeno e um cão de grande porte ainda são os dois cães, ou que moedas de um centavo, quartos, e notas de dólar são parte do maior conceito de dinheiro.

Eles só podem aplicar esta nova compreensão de objetos concretos (aqueles que eles tenham experimentado). Em outras palavras, imaginou objetos ou aqueles que não tenham visto, ouvido ou tocado, continuam a ser um tanto mística para essas crianças, e pensamento abstrato ainda tem de desenvolver.

Estágio de Operações formais. Em fase final de desenvolvimento cognitivo (a partir de 12 anos de idade e além), as crianças começam a desenvolver uma visão mais abstrata do mundo. Eles são capazes de aplicar reversibilidade e conservação para ambas as situações reais e imaginárias. Eles também desenvolvem uma maior compreensão do mundo e da idéia de causa e efeito. Na adolescência, eles são capazes de desenvolver suas próprias teorias sobre o mundo. Esta fase é conseguida pela maioria das crianças, apesar de não o fazer foi associada a redução de informações.


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