Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Síndrome de Moebius (Möbius) ou Diplegia Facial Congênita


A síndrome de Möbius é uma condição pouco comum, caracterizada por paralisia de nervos cranianos associada a outras anormalidades, especialmente dos membros. De acordo com Reed e Grant, os primeiros casos foram descritos por Von Graefe em 1880, Harlan em 1881 e Chisolm em 1882.

Möbius, em 1888 e 1892 estudou 43 casos de paralisia dos nervos cranianos, identificando um grupo de 6 pacientes que apresentavam paralisia dos nervos faciais e dos abducentes. Desde então, o nome de
Möbius tem sido associado a esta condição. Em 1939, Henderson revisou os achados de 61 pacientes, reconhecendo as anormalidades sistêmicas associadas, ampliando desta maneira o espectro desta síndrome.

Etiologia

A etiologia da síndrome de Möbius não é clara, sendo considerada em alguns estudos como resultante de agressão ao feto entre a quarta e quinta semanas da gestação. Em alguns casos, porém, parece haver clara evidência de herança autossômica dominante. Seja por agressão geneticamente determinada, seja por alterações locais na embriogênese, alguns estudos em animais sugerem a participação de eventos hipóxicos ou isquêmicos cerebrais na etiologia da síndrome de Möbius.

Características:

As características clínicas mais importantes são: paralisia facial do tipo periférico, geralmente bilateral, paralisia do sexto par craniano, atrofia da musculatura lingual e outras anomalias musculares e ósseas, localizadas com maior freqüência nos membros superiores e inferiores, em sua porção distal. Estas alterações produzem uma “facies” característica (imagem A,B,C), de aspecto inexpressivo devido à ausência de mímica facial. Além disso, a boca mantém-se entreaberta e os olhos não se fecham, mas ao tentar fechá-los observa-se o sinal de Bell. As alterações da musculatura oculomotora são variáveis. Na maioria das vezes, existe paralisia dos músculos retos laterais, com esotropia de grande ângulo e rotação da cabeça, de modo a fixar com cada olho em adução. Outras vezes há esotropia discreta, geralmente associada à paralisia conjugada do olhar. Os movimentos verticais do olho são geralmente normais. Outras paralisias de nervos cranianos, principalmente bulbares, podem estar presentes. Alguns recém-nascidos afetados apresentam dificuldade para deglutição, devido à paralisia do nono e décimo segundo nervos cranianos. Retardo mental leve tem sido relatado em vários pacientes; entretanto em muitos casos os problemas na fala e a falta de expressão facial conduzem erroneamente ao diagnóstico de retardo mental.

Faceis característica da Síndrome de Moebius
Tratamento

Por apresentar múltiplas manifestações os portadores da síndrome deverão ser tratados por equipe multiprofissional especializada em tais casos. O tratamento deverá priorizar as diferentes necessidades físicas, cognitivas, sociais e emocionais dos pacientes.
Dependendo das necessidades, os pacientes precisarão de correção cirúrgica ortopédica (para os pés tortos) e oftalmológica (para estrabismo). Também são necessárias cirurgias para correção da polidactilia e sindactilia.
Se houver alteração neurológica, necessitarão de cuidados medicamentosos por parte do neurologista.
Quando bebês, enquanto não houver condições de alimentação por via oral, deverão ser alimentados por sondas e receber estimulação intra-oral, esta última realizada por fonoaudiólogo.
Será este último profissional que lidará com a alimentação, fala, linguagem e cuidados para com a expressão corporal favorecendo a ausência da mímica facial.

Fonte:

6 comentários:

  1. Olá pessoal, mais uma vez aqui, parabenizando este lindo trabalho do Rafael, que tem me ajudado muito em meus trabalho, e peço mais uma vez uma ajudinha, tenho que apresentar um vídeo e dizer o que vejo nele, a atuação do fisioterapeuta, que tipo de exercício o paciente está realizando, quais os pontos críticos e positivos deste vídeo, sou do 1° semestre de fisioterapia, e estou enrolada, kkkkk, sei os movimentos que estão sendo feitos, mas não saberia explicar o porque daquele movimento, meu trabalho é sobre artrose e montei este vídeo, poderiam me ajudar por favor!!!!!!
    https://www.youtube.com/watch?v=Sl4k8cBBbOM
    o vídeo é este aí, estou fazendo o trabalho escrito, mas preciso da explicação deste vídeo, para apresentar sexta-feira, agradeço a atenção de todos.

    e-mail: marcelalycan13@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho, sou portador da síndrome de moebius e a pior coisa é o preconceito. Sou muitas vezes taxado como retardado, mas sou poliglota, falo fluentemente 5 línguas, sou baixista, guitarrista, violonista, baterista e até vocalista. minha dicção é perfeita! Meu português também, sei cozinhar, operar computador, fui gerente de loja, moro sozinho e cuido de todos os aspectos da minha vida. Não sou retardado, mas muita gente só vê os meus defeitos. então é incrível a burrice. será que não conseguem entender que não sorrio porque meu rosto ta paralizado? é engraçado que quando digito na internet, ninguém diz que sou retardado! Então se formos pela linha de raciocínio dos preconceituosos, o pensamento se dá na boca e não no cérebro... é muita burrice... Mas eu não me abato, sou melhor do que eles, coitados! fodam-se todos, eu sou feliz! A melhor vingança é viver bem, e eu vivo tão bem, meu amor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Juan, voce por acaso fez a cirurgia pra implantar um nervo no rosto? pra melhorar a face

      Excluir
  3. Minha filha acabou de ter um bebe com essa síndrome e estou perdida ela estar com depressão e nao sei como ajudar ela peco uma ajuda sobre o assunto

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. vi uma pessoa em condição de saúde muito preocupante, será que o senhor ja viu essa condição antes, poderia me ajudar a buscar mais informaçoes por favor? (sou mangaverde.comsal@hotmail.com)
    https://www.facebook.com/izabel.afonso.12/videos/pcb.557223564482766/557211481150641/?type=3&theater

    ResponderExcluir