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Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Conceitos básicos do desenvolvimento normal do movimento

Desenvolvimento é definido como “mudanças que acontecem na vida de um individuo desde a concepção até a morte”. Muitos aspectos do comportamento humano se modifica com o passar do tempo, incluindo a cognição, o movimento, a linguagem, o comportamento socioemocional e características físicas.

Os primeiros estudos sobre o desenvolvimento motor foram baseados em modelos de organização do sintema nervoso central (SNC) a partir de sua maturação.

O desenvolvimento do SNC tem inicio na terceira semana de vida do feto e continua durante todo o desenvolvimento pré-natal. O período mais critico do desenvolvimento do SNC é o primeiro ano de vida pós-natal, quando o cérebro do bebê se desenvolve de um quarto para a metade do tamanho do cérebro de um adulto. A maior parte do crescimento nesse período está relacionada com o aumento do número de células gliais, da mielinização do encéfalo e do tamanho dos neurônios.

As modificações estruturais observadas no encéfalo estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento de comportamentos motores e da cognição observadas durante os primeiros anos de vida. O crescimento do SNC diminui no segundo ano de vida, mas continua, inclusive, na idade adulta.

A medida que o sistema nervoso amadurece, a complexidade das habilidades motoras grosseiras e finas e dos processos cognitivos aumenta. O declínio do sistema nervoso geralmente se inicia após 30 anos. Esse declínio é notado pela morte de milhares de neurônios e pela diminuição do peso do encéfalo.

Haywood refere-se a desenvolvimento motor como processo gradativo de refinamento e integração das habilidades e dos princípios biomecânicos do desenvolvimento de modo que o resultado seja um comportamento motor consciente e eficaz. A eficácia é alcançada com a prática de um comportamento, com finalidade de reduzir a variabilidade intra-indivíduo e melhorar a estabilidade do desempenho.

O desenvolvimento das habilidades motoras surge a partir da necessidade de resolver problemas motores específicos.

Os princípios básicos do aprendizado motor podem ser resumidos como:

  • Aprendizado é um processo de aquisição da capacidade para o ato habilidoso
  • O aprendizado resulta de experiência ou da prática
  • O aprendizado não pode ser mensurado diretamente – é inferido com base no comportamento

O aprendizados produz mudanças relativamente permanentes no comportamento, embora alterações a curto prazo não sejam considerados aprendizado motor.

Aprendizado motor é um processo complexo que reflete uma resposta do sistema nervoso a uma tarefa específica de uma atividade que surge da interação entre a necessidade de realizar a tarefa e o ambiente em que a tarefa é realizada.

A capacidade de adaptação do cérebro e de utilização de adaptações celulares para aprender ou reaprender funções previamente perdidas por morte celular decorrente de um traumatismo ou doença, em qualquer idade, chamamos de neuroplasticidade.

A neuroplasticidade acontece ao longo da vida toda. Adaptações internas do SNC para altura, peso, resistência, doenças agudas ou crônicas tais comos alterações externa como clima, nível de exercício, a nutição e mudanças no habitat, exigem a adaptação do SNC (neuroplasticidade) independente da idade.

O SNC vai sempre tentar ser bem-sucedido diante de uma tarefa enquanto o individuo estiver motivado.

Compreender o aprendizado motor e os padrões que o SNC pode utilizar para controlar a resposta do sistema motor em um movimento desejado pode facilitar bastante o prognóstico de um paciente que apresenta uma disfunção do movimento após lesão do SNC.

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