Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Lombalgia / Lombociatalgia

A dor lombar é uma grande causa de morbidade e incapacidade, tendo incidência, apenas menor que a cefaléia, entre os distúrbios dolorosos que acomete o homem. Cerca de 80% das pessoas tem algum tipo de dor lombar em alguma fase da vida.
Alguns fatores contribuem para a abordagem das lombalgias e lombociatalgias:
  • Incompatibilidade entre os achados clínicos e os exames de imagem
  • Dificuldade em determinar o local exato de origem da dor, devido à complexa inervação da cregião lombar.
  • as contraturas musculares não se acompanham de lesão histológica demosntravel.
  • dificuldades na interpretação dos fenômenos dolorosos

Na avaliação clínica deve sempre afastar o diagnóstico clínico de outras patologias que podem causar dor na região lombar, como distúrbio do sistema genito-urinário (cólica renal), aneurisma abdominal, neoplasia (carcinoma de próstata), entre outras.

Quando houver comprometimento sistêmico, a dor lombar geralmente tem início gradual e progressivo, distribuição simétrica, sem relação com o movimento e sem melhora com repouso.

(interessados neste trabalho completo, solicitar pelo email)

Dr. Rafael Fontenelle

Um comentário:

  1. Bom dia, Eu ando com dor nas pernas há mais de 2 meses. A dor começou generalizada nas 2 pernas e acabou ficando so na direita. Depois doia-me so o joelho e agora doi-me o joelho e o quadril com início de dor de vez em quando do tornozelo. Não tenho dormido ha quase 2 meses e no inicio a dor era so de noite mas agora é dia e noite, e estou ficando com perca de força na perna: Ao andar, tenho de reduzir a velocidade; também ando na piscina em hidrobike já ha 15 dias que não consigo seguir o ritmo do prof. Mas que será que tenho? Fui ontem fazer um TAC e o médico deu-me lyrica, as dores abrandaram no inicio mas agora após 4 dias voltaram e ja estou com 2 de 75mg.Pode me dar alguma dica do que será?Agradeço muito a atenção. Atentamente. J.C.

    ResponderExcluir