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Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Conhecimento do Desenvolvimento Neuropsicomotor


O conhecimento do desenvolvimento neuropsicomotor normal por profissionais da área de saúde (médicos e profissionais afins) é de grande relevância no cuidado às crianças em suas fases iniciais de desenvolvimento. A precocidade na identificação de problemas no Desenvolvimento neuropsicomotor normal permite a intervenção adequada com o encaminhamento aos recursos da comunidade, proporcionando melhor qualidade de vida a estas crianças e seus familiares(1).

No período de 1985 a 2006, estudos científicos realizados em países em desenvolvimento, além de documentos publicados pelo World Bank, UNICEF e UNESCO's International Bureau of Education, indicaram que cerca de mais de 200 milhões de crianças abaixo de 5 anos de idade nos países em desenvolvimento não estavam atingindo adequadamente todo seu potencial de desenvolvimento, e isso resultaria em menor escolarização e treinamento profissional para estes indivíduos, maiores níveis de desemprego e, conseqüentemente, pior situação econômica e qualidade de vida (1).

Desenvolvimento é definido como “mudanças que acontecem na vida de um indivíduo desde a concepção até a morte. Muitos aspectos do comportamento humano se modificam com o passar do tempo, incluindo a cognição, o movimento, a linguagem, o comportamento socioemocional e características físicas(2).

É necessária uma compreensão dos marcos de desenvolvimento para os profissionais que trabalham na área da saúde pediátrica, além dos próprios pais para que possa utilizar destes marcos a sequência de desenvolvimento como guia para registrar a evolução a longo prazo de seu filho. O marco de desenvolvimento dos dois primeiros anos de vida estão na tabela de Needlman e desenvolvimento neuropsicomotor tabela de Denver. (encontrado aqui também neste blog).

O conhecimento do desenvolvimento motor assume importância fundamental na clínica. Isso vale sobretudo no caso de o lactente apresentar, ou correr risco de apresentar, distúrbio motor devido a alguma lesão nervosa ou a uma anomalia do sistema osteomuscular(3).

O desenvolvimento motor é considerado como um processo seqüencial, contínuo e relacionado à idade cronológica, pelo qual o ser humano adquire uma enorme quantidade de habilidades motoras, as quais progridem de movimentos simples e desorganizados para a execução de habilidades motoras altamente organizadas e complexas(4).


Os motivos que justificam o exame e a intervenção precoces são de três tipos:

1- Anatômicos

2- Ligados ao comportamento

3- Fisiológicos


Quando analisa controle motor de um movimento específico, tal como andar, o fisioterapeuta observa vários programas motores que são executados simultaneamente. Esses programas incluem: automatismos da marcha, controle da cabeça, funcionamento da musculatura axial e tronco em cadeia aberta e fechada, programas de equilíbrio, deste o toque do calcanhar no solo até o apoio bilateral, balanço dos membros superiores e como isso perturba o paciente, e o tipo de ambiente em que o paciente caminha. Cada um desses programas representa uma sequência de movimentos que estão sendo controlado pelo sistema nervoso central(2).

Inicialmente, acreditava-se que as mudanças no comportamento motor refletiam diretamente as alterações maturacionais do sistema nervoso central. Hoje, porém, sabe-se que o processo de desenvolvimento ocorre de maneira dinâmica e é suscetível a ser moldado a partir de inúmeros estímulos externos (2). A interação entre aspectos relativos ao indivíduo, como suas características físicas e estruturais, ao ambiente em que está inserido e à tarefa a ser aprendida são determinantes na aquisição e refinamento das diferentes habilidades motoras(4).

Em todas as doenças neurológicas um programa de tratamento que incorpore principalmente o treino de atividades funcionais, é sempre essencial para uma maior independência dos pacientes, acredita-se que um dos elementos que permitem a evolução clínica desses pacientes é que o treino dessas atividades interfira de forma benéfica na neuroplasticidade estimulando-a (5).


Referências:

1- Teste de pré-triagem para avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em crianças com até 12 meses de idade, JOSELI DO ROCIO MAITO DE LIMA, Tese de doutorado Universidade Federal do Paraná. 2008.

2- Reabilitação neurológica prática, Darcy Umphred. 2007.

3- Fisioterapia em pediatria, Roberta Shepherd.1998.]

4- Desenvolvimento motor na infância: influência dos fatores de risco e programas de intervenção, Aline Willrich. Rev Neurociências. 2008.

5- Os efeitos da prática de atividades motoras sobre a neuroplasticidade, Marcella de Pinho Borella, Rev Neurociências. 2009.

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