Páginas

Olá a todos..... Primeiramente obrigado pela visita ao blog, que possa contribuir de alguma maneira para o conhecimento de todos. Objetivo é falar um pouco de algumas patologias neurológicas e tratamentos fisioterapêuticos. Alguns texto foram retirado dá própria web. Toda críticas e elogios serão bem vindo! Obrigado, e boa leitura... "Conhecimento guardado é conhecimento morto"

Paralisia Facial - Exercícios Faciais

Este é o segundo artigo sobre paralisia facial - aconselho também ler o outro (Paralisia Facial: Periférica ou Central).

Antes de fazer os execícios procure SEMPRE ORIENTAÇÃO COM SEU MÉDICO OU FISIOTERAPEUTA. (Pois quando realizado de forma e maneira erradas podem causar piora do quadro)




Entre 11 e 40 em cada 100.000 pessoas são afetadas por esse problema, que provoca uma paralisia em um lado do rosto. Essa paralisia normalmente é temporária e passageira, mas um terço das pessoas que sofrem essa agressão tem uma desfiguração facial, dor e dificuldades psicológicas.
Os medicamentos antivirais são amplamente prescritos para tratar a doença, porque estudos indicaram que a paralisia de Bell pode ser associada com o mesmo vírus do herpes simplex. Anteriores revisões sistemáticas da base de dados científicos da Cochrane Library não encontraram evidências suficientes para determinar se os medicamentos antivirais são eficazes no tratamento dessa paralisia.
Na ultima revisão, Pauline Lockhart e colaboradores da Universidade de Dundee, na Escócia, consideraram dados de sete ensaios que juntos somaram 1.987 pessoas com essa paralisia crônica. Os antivirais de diversos tipos não foram mais eficazes que um placebo. Antivirais também foram significativamente menos eficazes do que medicamentos corticosteróides, mostrando que a paralisia pode ser mais causada por uma inflamação crônica do que por um vírus.
Esta revisão mostra a evidência que os antivirais usados para combater o herpes simplex não oferecem qualquer benefício para as pessoas com paralisia de Bell. Estes resultados colocam dúvidas se herpes simples causa a doença. O genérico usado no tratamento de 10 dias custa em torno de 50 reais, que assim são desperdiçados.
Concluem os autores dessa revisão: medicamentos atualmente prescritos para o tratamento da Paralisia Facial ou Paralisia de Bell são ineficazes e estão baseados em falsas noções da causa da doença.

Paralisia Facial – Exercícios Faciais

A Fisioterapia apresenta efeito benéfico no sentido de evitar deformidades e manter a flexibilidade e a elasticidade muscular durante o período de paralisia. Exercícios específicos podem ser indicados quando se observa esboço de movimento da musculatura envolvida. Estes não interferem na velocidade de recuperação, mas podem melhorar a função.
De acordo com Adler, S.; Beckers, D; Buck, M; 1999 (defensores do método de Kabat) o principal objectivo deste método visa conseguir o movimento normal. A Sequência dos Movimentos: Nas Paralisias Faciais, os estímulos devem ter início na porção superior da Face, mesmo que não seja esta a região mais afetada.

 As figuras que se seguem demonstram exemplos de alguns dos exercícios faciais que podem ser feitos enquanto durar a paralisia.
Unir as Sobrancelhas”Este exercício tem como principal objectivo reforçar o músculo Supraciliar. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente unir as sobrancelhas, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região do músculo em questão. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

Enrugar a Testa”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar o músculo Supraciliar. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente juntar as sobrancelhas à parte superior do nariz, enrugando a testa, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região do músculo em questão. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

Elevar as Sobrancelhas”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar o músculo Frontal. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente levantar as sobrancelhas, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região do músculo em questão. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Fechar os Olhos Abruptamente”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar os músculos Supraciliar e Orbicular das Pálpebras. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente fechar os olhos com força, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região lateral de ambos os olhos. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Sorrir”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar o músculo Risorius. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente sorrir sem mostrar os dentes, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região lateral dos lábios. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Mostrar os Dentes”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar os músculos Risorius e Quadrado do Mento. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente sorrir mostrando os dentes, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região lateral dos lábios. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Assobiar”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar os músculos Bucinador, Orbicular dos Lábios e Quadrado do Mento. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente fazer o movimento como se fosse assobiar, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região lateral dos lábios. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Encher a Boca de Ar”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar os músculos Bucinador, Orbicular dos Lábios e Quadrado do Mento. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente encher a boca de ar, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região lateral dos lábios. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

“Depressão do Lábio Inferior”: Este exercício tem como principal objectivo reforçar os músculos Orbicular dos Lábios e Quadrado do Mento. Para isto, pede-se ao doente que, olhando para o espelho, tente puxar o lábio inferior para baixo, resistindo à força (resistência) exercida pelo Fisioterapeuta na região do queixo. O Fisioterapeuta, antes que o doente execute o movimento, dá um estímulo, na região do músculo em causa, no sentido contrário ao do movimento pedido.

10 comentários:

  1. achei bem bacana estes exercícios, vou a neuro amanhã, dia 2/05, pois estou com paralisia facial no lado esquerdo, começou com contrações musculares, já fiz exames de ressonância e das carótidas, estão tds normais, amanhã verei o resultado de eletro encéfalo, para ter um diagnóstico mais preciso, mas achei este blog muito interessante e bem informativo. abçs.Maria Helena.

    ResponderExcluir
  2. muito legal esses exercicios. vzaleu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com paralisia facial a sete meses etou muito triste nao estou conseguindo resultados satisfatorio vou o neurodia28 do 4 ja estou com a ressonancia magnetica nas maos espero que com isto seja possivel um tratamento

      Excluir
  3. tambem estou com paralesia facial ja ta com 2 meses tomei citoneriun 5000 e dexason tive melhora mais a minha boca ainda ta um pouco torta e meu olho um pouco grande ninguem merece acaba com o auto estima da gente

    ResponderExcluir
  4. NINGUEM ESTA LIVRE DE DOENCAS POIS NOSSO CORPO ESTA SUJEITO A MUITOS FATORES AGRESSIVOS DESDE DOENCAS ACIDENTES ,O MAIS IMPORTANTE E MANTER A CALMA E TER ALGUEM DE MUITO APOIO AO SEU LADO LHE DANDO FORCAS ,EU SOFRE UM ACIDENTE CAPOTAMENTO COM MEU CARRO E FIQUEI COM MULTIPLOS HEMATOMAS DUAS COSTELAS FRATURADAS A CADA LADO COM UMA LESSAO ENORME DO MEU OLHO DIREITO PERDI PARTE DA MINHA PALPEBRA,PARA QUEM EH VAIDOSA E CUIDA MUITO DE SIM FOI MUITO TRISTE AO ME VER NO ESPELHO POREM AO TER UM FILHO MUITO MARAVILHOSO QUE ME ESTA CUIDANDO E ME DIZENDO CADA MINUTO QUE EU ESTOU LINDA QUE AINDA CONTINUO LINDA! MEUS AMIGOS QUE VIERAM ME VER ATE NO HOSPITAL ME POSTAREM MUITAS MENSAGENS DE CARINHO ORACOES VELAS MENSAGENS DE FE,ISSO ATE DE VER QUE PODERIA TER SIDO PEOR SEMPRE POR MAIS TRAGICA QUE SEJA SUA SITUACAO NAO TEM MAIOR DESANIMO ANTE TANTO APOIO VINDO A NOSSO FAVOR ESTAMOS NO MUNDO DE MUITAS TECNOLOGIA MUITO DESCOBRIMENTOS QUE PODEM NOS AUXILIAR A LIDAR COM NOSSOS PROBLEMAS ENTAO ANTES DE INICIAR TEU TRATAMENTO TUA AUTOESTIMA TEM QUE ESTAR LA EMCIMA ATE PORQUE PENSAMENTOS POSITIVOS SO TRAZ ENERGIA BOA E TUDO QUE SERA CANALIZADO PARA SUA PESSOA SERA SEMPRE COM RESULTADOS MELHORES DO QUE UM ESPERA, ENTAO TENHAMOS MUITA FE EM DEUS ESCUTEMOS NOSSOS CORACOES ENTREMOS EM SINTONIA COM A ENERGIA POSITIVA QUE TUDO SE RESOLVERA A SEU DEVIDO TEMPO E TUDO TEM UMA SAIDA
    (DETALHE MEU FILHO E MEDICO JA QUE ELE SEGUIO OS MESMOS PASSOS DA MAE!)

    ResponderExcluir
  5. Gostei mto das dicas d exercícios me parece ser mto benéfica, parabéns pra quem passou esses exercícios. Vou fazer cada um deles.obg

    ResponderExcluir
  6. Minha sogra estar com 2 dias que ta com isso ja fiquei mt preucupada achando q era avc mas graças a deus nao foi bom saber que tem tratamento e uma possivel cura. Obrigado pelas dicas de erxecicios estavA igual uma louca procurando

    ResponderExcluir
  7. Ótimas dicas de ajuda estou 16 dia com o lado direito paralisado. Segunda vez q ocorreu isso. E estou fazendo vários exames ressonância e esperar o resultado para levar na neurologista. E quanto isto fazer estes exercícios e bola para frente.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho paralisia fácil tive quando tinha 12 anos fiz tratamento com remédios uns choques que davam na face na fisioterapia, e nada adiantou hoje estou com 24 anos e sofro com isso pessoas colocando apelido fazendo piadinhas, queria saber se existe alguma coisa que eu possa reverter essa paralisia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procura um neurologista, eu também possuo paralisia a 10 anos, ja fiz algumas cirurgias que amenizaram ela.

      Excluir